Os trabalhadores das praias de Arraial do Cabo, RJ: um olhar a partir do território turístico
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.5062Palavras-chave:
Trabalhadores, Praia, Território, Arraial do Cabo, RJ.Resumo
O turismo, como fenômeno socioespacial complexo, concretiza-se pela prática social dos agentes produtores. Cada indivíduo e/ou grupo social têm processos de territorialização específicos geradores de territórios distintos que, ao serem observados em sua totalidade, resultam no território do turismo. Com base em pesquisa realizada em duas praias de Arraial do Cabo, neste artigo, propõe-se a analisar os processos de territorialização dos trabalhadores presentes nessas localidades, uma vez que tais praias são atrativos turísticos de uso intensivo e, por isso, é fundamental observar de que forma indivíduos e grupos apropriam-se do espaço. A pesquisa teve caráter exploratório, cuja técnica de coleta de dados deu-se com a aplicação de entrevistas semiestruturadas na praia dos Anjos e na praia Grande. De um modo geral, os trabalhadores presentes às praias são vendedores ambulantes, proprietários/empregados dos quiosques, pescadores e funcionários da Prefeitura Municipal. Suas dinâmicas territoriais mostram-se complexas, uma vez que os trabalhadores podem ser vinculados direta e indiretamente ao setor turístico, ou não terem nenhuma relação com o turismo, à primeira vista, fator que interfere em suas lógicas funcionais e simbólicas do território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.