Turismo e gastronomia: uma análise do potencial gastronômico de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto/MG
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.5074Palavras-chave:
Turismo, Gastronomia, Eventos, Patrimônio Cultural Imaterial, São Bartolomeu.Resumo
A produção de doces artesanais está tradicionalmente presente em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto/MG, há cerca de duzentos anos. Essa arte do saber-fazer doces do distrito vem sendo transmitida de geração em geração até os dias de hoje, registrada, de acordo com o Decreto nº 1.096 de 15 de abril de 2008, como Bem Imaterial Municipal, no Programa de Patrimônio Municipal de Ouro Preto/MG. Após esse registro, no distrito, vêm-se realizando eventos gastronômicos, nos quais se busca valorizar a produção de doces artesanais e as tradições culinárias das famílias locais. Diante disso, objetiva-se com este estudo discutir as possibilidades de desenvolvimento da relação entre turismo e gastronomia em São Bartolomeu, verificando-se se a gastronomia local influencia a atividade turística e identificando-se as percepções dos participantes durante um evento gastronômico. Para isso, a pesquisa caracterizou-se por ser descritivo-exploratória, pela amostragem aleatória não probabilística, ao realizarem-se pesquisas bibliográficas e de campo. Conclui-se que, além dos eventos, São Bartolomeu tem potencial para o crescimento do turismo gastronômico por meio de roteiros gastronômicos que poderão contribuir para o desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.