Sustentabilidade premiada: mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Turismo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5135Palavras-chave:
Premiações, Sustentabilidade, Turismo Sustentável.Resumo
As premiações de sustentabilidade são vistas como um estímulo para que organizações continuem praticando ações mais sustentáveis e como um mecanismo, sobretudo, para aumentar a credibilidade na comunicação com clientes. Assim, neste estudo, objetiva-se analisar as mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo, de 2012 a 2016. Para isso, apura-se a visão de gestores sobre a situação atual das iniciativas premiadas e de suas organizações, as mudanças ocorridas em relação a estratégia, desempenho, clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros e colaboradores, e a influência do Prêmio para tais mudanças. O referencial teórico é composto por conceitos que articulam turismo, sustentabilidade, responsabilidade e ecolabels, com foco nas premiações. A metodologia tem abordagem quantitativa por meio de survey on-line, com adesão de 22 respondentes. Os dados primários são analisados pelo uso de estatística descritiva e inferencial. Observa-se que, praticamente, a totalidade das empresas aprimora ou mantém as iniciativas após a premiação. As mudanças percebidas pelas vencedoras dizem mais respeito a aspectos estratégicos, de cultura interna e de planejamento do que a vendas e faturamento. Revela-se ainda que a maioria das mudanças investigadas é atribuída ao Prêmio. Dois conjuntos de mudanças são identificados como mais relevantes: um ligado ao mercado consumidor (os clientes), e outro, a stakeholders (fornecedores, parceiros). Ambos fortalecem a visão de que o Prêmio analisado contribui para o fortalecimento de premissas de sustentabilidade na atuação das organizações vencedoras em diferentes aspectos e níveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.