Avaliação política da política de estado de turismo de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5192Palavras-chave:
ciclo de políticas públicas, avaliação política, turismoResumo
Objetiva-se com o trabalho avaliar o processo de elaboração da política de estado de turismo de Minas Gerais. Parte-se do pressuposto de que a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e a política de turismo implantadas a partir de 1999 introduzem profundas alterações na gestão estadual do turismo. Teoricamente, faz-se uma revisão da reforma do Estado, das políticas públicas e das políticas em turismo no Brasil. Metodologicamente, utilizam--se como métodos a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Quanto aos resultados, tem-se como ator determinante para a criação da Secretaria e da política o próprio Executivo. O contexto teórico e administrativo para a formulação da política foi a reforma gerencialista do Estado. Considera-se que outras influências, como o modelo francês de regionalização do turismo e o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste, também foram determinantes para o modelo de governança resultante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.