Avaliação política da política de estado de turismo de Minas Gerais

Autores

  • Mariana Pereira Chaves PIMENTEL Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais / Brazil.
  • THIAGO DUARTE PIMENTEL Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais / Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5192

Palavras-chave:

ciclo de políticas públicas, avaliação política, turismo

Resumo

Objetiva-se com o trabalho avaliar o processo de elaboração da política de estado de turismo de Minas Gerais. Parte-se do pressuposto de que a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e a política de turismo implantadas a partir de 1999 introduzem profundas alterações na gestão estadual do turismo. Teoricamente, faz-se uma revisão da reforma do Estado, das políticas públicas e das políticas em turismo no Brasil. Metodologicamente, utilizam--se como métodos a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Quanto aos resultados, tem-se como ator determinante para a criação da Secretaria e da política o próprio Executivo. O contexto teórico e administrativo para a formulação da política foi a reforma gerencialista do Estado. Considera-se que outras influências, como o modelo francês de regionalização do turismo e o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste, também foram determinantes para o modelo de governança resultante.

Biografia do Autor

Mariana Pereira Chaves PIMENTEL, Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais / Brazil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora com período sanduíche na Universidad Autonoma de Sinaloa, México (Orientador: Arturo Santamaría Gómez). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais com curso de verão na Université de Corse, França. Atualmente é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Participa de grupos de pesquisa na UFV e UFJF. Tem como principais temas de investigação a gestão de destinos turísticos, gestão de organizações turísticas, políticas públicas em turismo; e educação em turismo.

THIAGO DUARTE PIMENTEL, Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais / Brazil.

Doctor en Ciencias Sociales (Sociología) por la Universidad Federal de Juiz de Fora – UFJF (Brasil). Master en Administración (Teoría de las Organizaciones) y Licenciado en Turismo (Planificación Integral), ambos por la Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG (Brasil). Profesor e investigador asociado del Instituto de Ciencias Humanas y del Depto. de Turismo – UFJF. Docente Permanente de los Programas de Postgrado en Ciencias Sociales (M/D) y del Postgrado en Administración (M), ambos de la UFJF. Profesor visitante en EUA, Canadá, México, Cuba, España, Ecuador. Miembro de la Asociación Internacional de Expertos Científicos en Turismo – AIEST y de la Asociación Internacional de Sociología – ISA. Editor jefe de las revistas científicas ABET e RELAT. Director del Centro Latino Americano de Turismologia/CELAT y del Observatório Econômico e Social de Turismo/OEST. Líder de los equipos de investigación Conhecimento, Organização e Turismo/COGITO y Realismo Crítico, Ação Coletiva e Trabalho/REACT.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

PIMENTEL, M. P. C., & PIMENTEL, T. D. (2019). Avaliação política da política de estado de turismo de Minas Gerais. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(1), 131–157. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5192

Edição

Seção

Estudos de caso e ensaios teóricos