Qualidade percebida nos serviços do Parque Unipraias – SC: a percepção dos clientes nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6270

Palavras-chave:

Qualidade Percebida, Satisfação do Cliente, Marketing de Serviço, SERVPERF

Resumo

Considerando que a satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços por eles percebidos têm sido elementos essenciais à sobrevivência das empresas de diversos segmentos de atuação, objetiva-se avaliar a qualidade dos serviços do Parque Unipraias, considerando a percepção dos seus clientes de origem nacional. A empresa do segmento turístico está localizada na cidade de Balneário Camboriú (SC). Para tanto, realizou-se a aplicação de questionário baseado no modelo SERVPERF, de Cronin e Taylor (1992), com foco em cinco dimensões da qualidade de serviços: aspectos tangíveis, confiabilidade, sensibilidade (ou presteza), segurança e empatia, levando em consideração o desempenho percebido pelos respondentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 408 respondentes, em março/2019, e a análise dos dados foi realizada por meio da média, desvio, frequência e correlação de Pearson, utilizando-se o programa Stata/MP 14.0. As correlações mais altas evidenciaram a importância do fator humano para contribuir com a percepção de qualidade que os clientes possuem em relação aos serviços do parque, com destaque para a educação dos funcionários, a disposição que possuem para ajudar e a confiança que demonstram. Apesar dos resultados não evidenciarem aspectos críticos a serem melhorados com relação à prestação dos serviços, sugere-se ações direcionadas aos clientes que aparentam satisfação no nível intermediário da escala, objetivando transformá-los em clientes propensos a serem fieis à empresa.

Biografia do Autor

João Anselmo Tormen-Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração, Especialista em Gestão de Projetos, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Francine Lucatelli, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração, especialista em Marketing Estratégico e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas.

Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Marcos Antônio Ribeiro Andrade, Faculdade Maria Thereza - FAMATH

Mestre em Administração, Especialista em Gestão Organizacional e em Didática do Ensino Superior, Bacharel em Administração.

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Tormen-Ferreira, J. A., Lucatelli, F., Behling, H. P., & Andrade, M. A. R. (2021). Qualidade percebida nos serviços do Parque Unipraias – SC: a percepção dos clientes nacionais. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(1), 100–124. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6270

Edição

Seção

Artigos