Qualidade percebida nos serviços do Parque Unipraias – SC: a percepção dos clientes nacionais
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6270Palabras clave:
Qualidade Percebida, Satisfação do Cliente, Marketing de Serviço, SERVPERFResumen
Considerando que a satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços por eles percebidos têm sido elementos essenciais à sobrevivência das empresas de diversos segmentos de atuação, objetiva-se avaliar a qualidade dos serviços do Parque Unipraias, considerando a percepção dos seus clientes de origem nacional. A empresa do segmento turístico está localizada na cidade de Balneário Camboriú (SC). Para tanto, realizou-se a aplicação de questionário baseado no modelo SERVPERF, de Cronin e Taylor (1992), com foco em cinco dimensões da qualidade de serviços: aspectos tangíveis, confiabilidade, sensibilidade (ou presteza), segurança e empatia, levando em consideração o desempenho percebido pelos respondentes. O questionário foi aplicado a uma amostra de 408 respondentes, em março/2019, e a análise dos dados foi realizada por meio da média, desvio, frequência e correlação de Pearson, utilizando-se o programa Stata/MP 14.0. As correlações mais altas evidenciaram a importância do fator humano para contribuir com a percepção de qualidade que os clientes possuem em relação aos serviços do parque, com destaque para a educação dos funcionários, a disposição que possuem para ajudar e a confiança que demonstram. Apesar dos resultados não evidenciarem aspectos críticos a serem melhorados com relação à prestação dos serviços, sugere-se ações direcionadas aos clientes que aparentam satisfação no nível intermediário da escala, objetivando transformá-los em clientes propensos a serem fieis à empresa.Descargas
Publicado
2021-04-21
Cómo citar
Tormen-Ferreira, J. A., Lucatelli, F., Behling, H. P., & Andrade, M. A. R. (2021). Qualidade percebida nos serviços do Parque Unipraias – SC: a percepção dos clientes nacionais. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(1), 100–124. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6270
Número
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Artigos
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