Marketing turístico e internet: um estudo de caso do site Estrada Real como ferramenta de promoção da rota turística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6524

Palavras-chave:

Turismo. Marketing de produtos turísticos. Internet. Estrada Real. Sites.

Resumo

A Internet é hoje um dos principais meios de busca da informação e de promoção do turismo. Entretanto, para que a função de informar seja eficaz, os sites devem ser organizados de modo a instigar no cliente o desejo de consumir o produto ou destino. Desse modo, o presente estudo visou responder se as funções, os serviços e conteúdos disponíveis no site da Estrada Real contribuem para a promoção da Rota por meio da experiência online do consumidor. Para tanto, adotou-se como metodologia a realização de pesquisa qualitativa e descritiva do Portal Estrada Real, com base na adaptação da Listagem de Parâmetros e Critérios para Avaliação da Dimensão da Experiência proposta por Farias (2011) e do Instrumento para a Análise de Websites Turísticos proposto por Bogado e Teles (2003). Os resultados evidenciaram que a promoção turística da Estrada Real é realizada de modo integrado entre o site e outras ações de divulgação e promoção. O portal detém um papel estratégico ao concentrar as informações e orientações que contribuem para despertar o desejo do viajante e contribuir para o planejamento e execução da viagem. Notou-se que através do site é possível minimizar os efeitos relacionados à intangibilidade do produto turístico relacionados à limitação sensorial antes da compra.

Biografia do Autor

Emanuelle Aparecida de Oliveira, UFMG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, UFMG

Doutoranda em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Mestre em Estudos interdisciplinares do Lazer pela UFMG/EEFFTO. Especialista em Políticas Públicas pela UNICAMP. Bacharel em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & Pereira, J. K. do C. (2022). Marketing turístico e internet: um estudo de caso do site Estrada Real como ferramenta de promoção da rota turística. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(1), 48–73. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6524

Edição

Seção

Artigos