Turismo regional: percepção de moradores, turistas e turistas potenciais da região Caminhos da Fronteira (SC)
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n4.6763Palavras-chave:
Turismo regional. Região Caminhos da Fronteira. Desenvolvimento regional.Resumo
O presente estudo buscou analisar as percepções de moradores, turistas e turistas potenciais sobre as opções turísticas na região de Caminhos da Fronteira. O procedimento metodológico utilizado foi de natureza teórica-empírica e seguiu o método quantitativo e descritivo, que foi operacionalizado por meio de um survey, resultando em uma amostra de 250 entrevistados. Quanto aos resultados da pesquisa, evidenciou-se uma preferência pelo turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural; foram destacados como pontos fortes da região a hospitalidade, o ambiente limpo e a segurança do local; como ponto a ser melhorado a participação do setor público, a infraestrutura e a disponibilidade de transporte entre a região; transporte por carro ou ônibus; se hospedar em pousadas e hotéis entre 2 e 7 dias de permanência. Assim, espera-se que a pesquisa contribua com a construção de imagem de destino turístico da região Caminhos da Fronteira, sendo útil para a sociedade e pesquisadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.