Inovação e empreendedorismo no turismo rural: limites e potencialidades de novas tendências no cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7144Palavras-chave:
Turismo rural, inovação, empreendedorismo rural, tendências, BrasilResumo
As constantes mudanças mercadológicas e adaptações motivadas pela pandemia da COVID-19 no
ambiente turístico, sobretudo as que englobam o turismo no espaço rural, motivaram a realização do presente
trabalho. Como objetivo, pretende-se delimitar a aplicação das novas tendências relacionadas à inovação em
turismo rural no Brasil, ressaltando a importância da proteção dos conhecimentos e comunidades tradicionais no
desenvolvimento de experiências turísticas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia de caráter
quali-quantativo, descritivo e analítico, por meio da aplicação de questionários estruturados pela plataforma
Google Forms, visando compreender e associar as variáveis encontradas no fenômeno turístico. As categorias de
análise foram: (a) conservação cultural; (b) conservação ambiental; (c) inovação tecnológica; (d) inovação
organizacional; (e) inovação de marketing. A amostra utilizada abrangeu os oito roteiros turísticos selecionados
pelo projeto Experiências do Brasil Rural, associados às cadeias produtivas do queijo, vinho, frutos da Amazônia
e cerveja, com foco na agricultura familiar em território nacional. Os resultados encontrados indicam a
propensão dos empreendedores rurais em inovar a partir da adaptação dos processos de produção,
comercialização e outros serviços do meio rural, tendo em vista a conservação ambiental e a tradicionalidade da
vida campesina.
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