Práticas de inovação em hotelaria hospitalar: um estudo de caso em hospital do sistema Unimed

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7530

Palavras-chave:

Práticas de Inovação. Hotelaria hospitalar. Hospital.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e classificar as práticas de inovações desenvolvidas na área de hotelaria hospitalar em um hospital do sistema Unimed, a partir das tipologias do Manual de Oslo. Trata-se de estudo de caso único, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas com os líderes do hospital, com a observação in loco e análise de documentos. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2021 e primeiro de 2022. Os dados foram analisados através da técnica análise de conteúdo. Os resultados apontam que o hospital implantou 17 das 26 práticas de hotelaria hospitalar analisadas, resultando em 20 inovações nas três tipologias: produto, processo e organizacional, mas, no entanto, a inovação de marketing não foi evidenciada. As inovações de produtos e processos estão relacionadas a novas tecnologias, proporcionando um aumento na produtividade, velocidade e segurança na prestação do serviço. Já em relação as inovações organizacionais, foi possível identificar mudanças nas práticas de negócios da organização hospitalar e inovações pertinentes relacionadas a qualidade, o que resultou na Acreditação pela ONA. Esse resultado demostra que o hospital busca de forma contínua inovar em seus serviços de apoio para prestar um atendimento de excelência. No que tange as limitações do estudo, destaca-se o fato de ser um estudo de caso único, apenas um hospital, portanto, sugere-se novos estudos na perspectiva de uma análise multicaso.

Palavras-chave: Práticas de Inovação. Hotelaria hospitalar. Hospital.

Biografia do Autor

Verônica Paz de Oliveira, Universidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Doutoranda em Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Gestão das Organizações e Dinâmicas de Mercado (Unijuí, 2019). Mestre em Desenvolvimento: Área de Concentração: Gestão e Políticas de Desenvolvimento - Linha de Pesquisa: Integração Regional e Desenvolvimento Local Sustentável (Unijuí, 2007). Especialista em Didática da Educação Superior (Faculdade Senac Chapecó, 2015). Especialista em Manejo Sustentável de Agroecossistemas (Unijuí, 2006). Graduada em Turismo (Unicruz, 2003). Experiência como professora no curso de Administração da UnC (2011-2020), Campus Concórdia, na Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia, FATTEP (2015-2017) e na Universidade de Cruz Alta, Unicruz, como coordenadora do Curso de Bacharelado em Turismo (2006-2011). Experiência profissional na área de hotelaria, como governanta em meios de hospedagem e no Hospital São Francisco/ Concórdia. Atualmente é professora na Faculdade Senac Concórdia. Docente em programas de Pós-Graduação Lato Sensu nas disciplinas Técnicas de Pesquisa.

Jorge Oneide Sausen, Universidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1991), Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (2011). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. Tem experiência na área da Administração, com ênfase na administração estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, mudança e adaptação estratégica organizacional, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, desenvolvimento local e regional, capacidades dinâmicas e capacidades absortivas.

Gloria Charão Ferreira, Universidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ/RS), bolsista CAPES/PNPD; Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/PT - 2017), título reconhecido no Brasil pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC - 2017 - Conceito CAPES 5); Bolsista CAPES (2015-2017); Mestre em Administração na área de Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (UnP/RN - 2011); Pós-graduação - Especialização - em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 2007). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 1997). Com publicações incluindo capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalho em congressos nacionais e internacionais. Avaliadora de periódicos e líder de tema do EnANPAD e 3Es, Divisão ESO, em 2019 e 2020. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES A2 - SPECIAL ISSUE ABSORPTIVE CAPACITY, em 2019. Com experiência na área de Administração, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: Capacidade de Absorção, Capacidades Dinâmicas, Inovação e Empreendedorismo, Gestão de Empresas Familiares, Desenvolvimento Regional e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Paz de Oliveira, V., Oneide Sausen, J., & Charão Ferreira, G. (2022). Práticas de inovação em hotelaria hospitalar: um estudo de caso em hospital do sistema Unimed. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(3), 1–24. https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7530

Edição

Seção

Artigos