Práticas de inovação em hotelaria hospitalar: um estudo de caso em hospital do sistema Unimed
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7530Palavras-chave:
Práticas de Inovação. Hotelaria hospitalar. Hospital.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar e classificar as práticas de inovações desenvolvidas na área de hotelaria hospitalar em um hospital do sistema Unimed, a partir das tipologias do Manual de Oslo. Trata-se de estudo de caso único, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas com os líderes do hospital, com a observação in loco e análise de documentos. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2021 e primeiro de 2022. Os dados foram analisados através da técnica análise de conteúdo. Os resultados apontam que o hospital implantou 17 das 26 práticas de hotelaria hospitalar analisadas, resultando em 20 inovações nas três tipologias: produto, processo e organizacional, mas, no entanto, a inovação de marketing não foi evidenciada. As inovações de produtos e processos estão relacionadas a novas tecnologias, proporcionando um aumento na produtividade, velocidade e segurança na prestação do serviço. Já em relação as inovações organizacionais, foi possível identificar mudanças nas práticas de negócios da organização hospitalar e inovações pertinentes relacionadas a qualidade, o que resultou na Acreditação pela ONA. Esse resultado demostra que o hospital busca de forma contínua inovar em seus serviços de apoio para prestar um atendimento de excelência. No que tange as limitações do estudo, destaca-se o fato de ser um estudo de caso único, apenas um hospital, portanto, sugere-se novos estudos na perspectiva de uma análise multicaso.
Palavras-chave: Práticas de Inovação. Hotelaria hospitalar. Hospital.
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