Relações de hospitalidade entre anfitriões e viajantes em busca de tratamento de saúde: o papel das casas de apoio
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7639Palavras-chave:
Hospitalidade. Anfitrião. Hóspede. Saúde. Pesquisa qualitativa.Resumo
Casas de apoio são unidades residenciais que acolhem viajantes em busca de tratamento de saúde, sobretudo em cidades referências em bens e serviços de saúde. O público-alvo desses espaços de acolhimento costuma ser pessoas que não dispõem de meios para se manter fora de seu entorno habitual. Apesar de os estudos da hospitalidade potencialmente contribuírem com a gestão desses espaços com vistas a um acolhimento humanizado aos hóspedes, pesquisadores do turismo e da hospitalidade pouco têm explorado esse objeto de estudo. Outras áreas do saber, por sua vez, têm se dedicado mais ao estudo das casas de apoio com ênfase na qualidade de vida e experiência dos pacientes e acompanhantes. Neste artigo, analisam-se as contribuições teóricas da hospitalidade sobre as relações entre anfitriões de casas de apoio e seus hóspedes por meio das práticas culturais de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter. Por meio de uma pesquisa qualitativa em casas de apoio, em São Luís, Maranhão, constatou-se que as casas de apoio são espaços formados por anfitriões que demonstram a virtude da hospitabilidade em todos os tempos da hospitalidade. Isto é, reconhecem que o bem-estar de seus hóspedes também pode estar associado a todos os momentos da estada na casa de apoio. Outra constatação relevante, que fica como reflexão para formadores de políticas públicas, é percepção dos anfitriões sobre a relevância do entretenimento para os hóspedes; até mesmo quem ainda não oferece esse serviço reconhece sua importância, por isso articulam-se em busca de parceiros para tal.Downloads
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Sousa, E. do N., Ribeiro, R. T., & Alves, C. C. (2022). Relações de hospitalidade entre anfitriões e viajantes em busca de tratamento de saúde: o papel das casas de apoio. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(3), 117–130. https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7639
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.