Ecoturismo de Base Comunitária na Amazônia: Uma Análise Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v7n1.3484Resumo
O ecoturismo de base comunitária tem sido desenvolvido na Amazônia como uma fonte de renda alternativa para diversificar a base produtiva de áreas rurais e como estratégia para diminuir a pressão sobre os recursos naturais. O objetivo do trabalho foi descrever de forma comparativa projetos de ecoturismo de base comunitária, utilizando dados secundários e primários. A análise comparativa demonstra que, em termos econômicos, o ecoturismo de base comunitária tem sido um incentivo para a permanência da população local em áreas rurais. Além disso, o ecoturismo como alternativa econômica atua na promoção da conservação dos recursos naturais, financiando a proteção das áreas naturais. Além de gerador de renda direta para as comunidades, o ecoturismo também contribui para a manutenção dos recursos pesqueiros.Downloads
Publicado
2012-05-30
Como Citar
Bezerra, N. P. (2012). Ecoturismo de Base Comunitária na Amazônia: Uma Análise Comparativa. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 7(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v7n1.3484
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.