Análise preliminar de perigo para o uso público no parque estadual do lajeado – TO
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v5n1.3512Resumo
A referida pesquisa contribui para que ações mitigadoras, relacionadas à ocorrência de sinistros envolvendo a atividade de ecoturismo no Parque Estadual do Lajeado – TO, possam ser aplicadas e incluídas no plano de manejo da unidade. Por ser uma área natural protegida e ter atrativos naturais relevantes para o ecoturismo, o parque não possui um estudo ou metodologia que evite a ocorrência de danos ambientais provocados pela visitação turística. A pesquisa é relevante por contribuir que o ambiente natural seja apreciado sem que para isso venha a sofrer danos e perdas irreversíveis. Foram necessárias pesquisas bibliográficas, coleta de dados através do plano de manejo do parque, além de estudos dos documentos do plano de uso público da unidade. É preciso que o plano de manejo da unidade contemple um estudo que possa resguardar a unidade e envolver medidas de segurança, infra-estrutura, e conte também com preparação e atendimento a emergências ambientais, treinamentos, sinalização, monitoramento dos visitantes e uso de equipamentos de proteção. O turismo é uma atividade desejável para o parque, para tanto sua estrutura precisa ser preparada de modo que a visitação não comprometa seus recursos.Downloads
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Piovesan, G. Z. (2011). Análise preliminar de perigo para o uso público no parque estadual do lajeado – TO. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 5(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v5n1.3512
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.