A natureza das políticas públicas: ecoturismo e conservação ambiental em Bonito-MS
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3533Abstract
As políticas públicas de turismo têm objetivado fomentar o aumento na movimentação turística no Brasil. Por outro lado, uma das premissas do ecoturismo versa sobre o controle dos fluxos de visitantes em função da conservação do ambiente. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa realizada foi identificar de que forma as políticas de turismo contribuem para o desenvolvimento do ecoturismo na região em estudo, sobretudo no que diz respeito ao planejamento turístico e à conservação ambiental. Os resultados demonstraram que, na Serra da Bodoquena, atividades de cunho estritamente comercial acabam sendo classificadas como ecoturismo, sem apresentar nenhuma relação com suas premissas básicas. A pesquisa encontrou subsídios para concluir que isso ocorre pela falta de políticas de ecoturismo no Brasil e, portanto, no estado de Mato Grosso do Sul e nos municípios da região. Para que isso não ocorra, as políticas públicas para o turismo precisam ser objetivas, de forma a direcionar o desenvolvimento do ecoturismo em consonância com a conservação ambiental.Downloads
Published
2009-04-13
How to Cite
Moretti, E. C., & Lobo, H. A. S. (2009). A natureza das políticas públicas: ecoturismo e conservação ambiental em Bonito-MS. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3533
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.