Impacto do turismo em um destino a partir da perspectiva da economia convencional e ecológica
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n3.3605Abstract
O objetivo deste estudo é explorar o impacto econômico do turismo, sua capacidade de desenvolvimento humano em uma área do Brasil, utilizando as ferramentas da análise econômica convencional e da economia ecológica.Os impactos econômicos são mensurados através de indicadores convencionais de economia, onde se incluem os empregos gerados, aumento no número de turistas, incremento de receita tributária, entre outros que costumam indicar o crescimento econômico derivado da atividade turística.Da ótica da economia ecológica, outras dimensões são analisados, com o objetivo de medir o impacto da atividade ao meio ambiente, os retornos à natureza e a contaminação, utilizando como referência à “Bússola da Sustentabilidade”.Downloads
Published
2008-11-05
How to Cite
Faria, D. (2008). Impacto do turismo em um destino a partir da perspectiva da economia convencional e ecológica. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(3). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n3.3605
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.