O campo do turismo no Recife: uma perspectiva institucional
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v1n1.3616Resumo
Este trabalho consiste em descrever o processo de formação do campo do turismo na cidade do Recife. Para entender como se chegou ao atual quadro do turismo recifense, foi necessário fazer um resgate histórico do setor no mundo e no Brasil, tomando por base os dados e as informações coletadas em fontes secundárias por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além dos dados primários obtidos em entrevistas com 17 atores representativos do campo que atuaram em épocas distintas, desde os primórdios até os dias atuais. Procurou-se identificar a maneira pela qual o turismo se desenvolveu no Recife e sua atual configuração, analisando seu histórico, principais atores, contexto de referência e grau de estruturação/institucionalização. Conclui-se que o campo do turismo no Recife encontra-se fracamente institucionalizado não obstante seu crescimento e importância.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Holanda, L., & Vieira, M. M. F. (2008). O campo do turismo no Recife: uma perspectiva institucional. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 1(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v1n1.3616
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.