Estudo de antecedentes da aceitação de sites de reservas online, intenção de compra e boca-a-boca positivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.6086

Palavras-chave:

Boca a boca. Comércio eletrônico. Intenção de compra. Sites de reservas. Turismo.

Resumo

Este estudo buscou compreender os fatores que influenciam a intenção de compra e o boca a boca positivo de sites de reserva online, sendo testadas as relações entre a comunicabilidade, complexidade, vantagem relativa e risco percebido sobre atitude, influenciando a intenção de compra e o boca a boca positivo. O modelo foi testado por meio de equações estruturais, com dados coletados por meio de um questionário aplicado, de forma online, em 453 respondentes para a avaliação de cada construto. Os resultados obtidos confirmam a confiança do modelo e as hipóteses apresentadas, com um bom nível de explicação das variáveis dependentes. Esse estudo apresenta elementos que podem ser trabalhados pelas empresas que visam impulsionar a utilização e propagação dos sites de reservas, assim como pontos de atenção a serem considerados pelos concorrentes.

Biografia do Autor

Robledo Cunha Rubem, PUC Rio - IAG

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em 2013. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-RIO, concluído em Abril/2018. Atua como Especialista em Marketing na área de produtos Pós-Pago da empresa TIM CELULAR S.A.

Jorge Brantes Ferreira, PUC Rio - IAG

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG - PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações - editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação, tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ

Posição atual e histórico: Professor de Mestrado em Turismo (PPGTUR-UFF), Professor substituto 20h - UFF (departamento de Empreendedorismo). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 – 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Design Thinking. Disciplinas que ministrou na Universidade Candido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Rubem, R. C., Ferreira, J. B., & Falcão, R. P. de Q. (2020). Estudo de antecedentes da aceitação de sites de reservas online, intenção de compra e boca-a-boca positivo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(3), 118–143. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.6086

Edição

Seção

Artigos