Cicloturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável em área rural: Desafios e oportunidades no processo de retomada pós-pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7158Keywords:
Cicloturismo, Desenvolvimento sustentável, Áreas rurais, Covid-19Abstract
Ao se considerar o planejamento e a gestão de cicloturismo sob a ótica da sustentabilidade, as oportunidades e os desafios no processo de retomada do turismo pós-pandemia do COVID 19 são inúmeros. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar especificamente o cicloturismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável de áreas rurais no Brasil. A pesquisa é exploratória e descritiva. A parte empírica deriva do cruzamento de dados secundários, obtidos de diversas fontes, sendo três passos: (a) mapeamento das rotas de cicloturismo consolidadas no Brasil antes da pandemia; (b) classificação e caracterização dos municípios abrangidos; e (c) contextualização dos resultados a partir da Agenda 2030 e Covid-19. Numa perspectiva holística, os resultados contribuem para se avançar em quatro temáticas: (1) aspectos normativos e regulação; (2) participação cidadã; (3) infraestrutura e serviços; e (4) gestão, controle e operação. Em síntese, compreende-se que a bicicleta, na interface do desenvolvimento do turismo sustentável, pode inclusive contribuir para conter um problema chave da globalização, qual seja o êxodo rural em municípios de até 5 mil habitantes, ou naqueles de até 20 mil habitantes. Resultados apontam para a função estratégica desempenhada por estes municípios na manutenção de rotas de cicloturismo já consolidadas na retomada do turismo pós-pandemia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.