Antecedentes do comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v18n1.7593

Palavras-chave:

Comportamento, Consumidor, Consumo consciente, Natureza, Turismo

Resumo

Discussões envolvendo a temática do comportamento sustentável em viagens em todo o mundo, têm focado nos padrões de consumo da sociedade como uma das principais causas dos problemas socioambientais, inclusive nas atividades de turismo. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar antecedentes do comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza no Brasil. Através de uma metodologia quantitativa e descritiva, buscou-se investigar as relações entre as variáveis que compõe os construtos teóricos do consumo sustentável em viagens de destinos de natureza no Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de survey com 313 turistas e as respostas tratadas por análises multivariadas de dados. Os resultados mostram que os três construtos analisados (perspectiva de tempo, capital cultural e orientação para o consumo sustentável) apresentam influência positiva no consumo sustentável em viagens de turismo. Estes resultados podem contribuir para o processo decisório gerencial tanto no setor público quanto no setor privado, ajudando a estabelecer um planejamento e estratégias de marketing para o desenvolvimento dos destinos turísticos, assim como, orientar o comportamento sustentável do consumidor em viagens de turismo de natureza.

Biografia do Autor

Armistrong Martins da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração e Controladoria (2024). Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC/UFC. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Gestão e Tecnológia Agroindústrial - DGTA/CCHSA/UFPB.

 

Áurio Lúcio Leocádio da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil (2008). Professor da Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC/UFC).

Núbia Costa de Almeida Braga, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Administração e Controladoria. Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC/UFC.

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC/UFC.

Mateus Canniatti Ponchio, Fundação Getúlio Varga - FGV-EAESP

Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, Brasil(2006)
Professor Associado (Adjunto) da Fundação Getulio Vargas - SP.

Referências

AFONSO, M. H. F. et al. Comportamento de consumo sustentável: mensuração com o uso da Teoria da Resposta ao Item. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 16-29, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p16-29. Acesso em: 20 de março de 2022.

ARNOCKY, S.; MILFONT, T. L.; NICOL, J. R. Time perspective and sustainable behavior: evidence for the distinction between consideration of immediate and future consequences. Environment and Behavior, v. 46, n. 5, p. 556–582, 2014.

BONIWELL, I., ZIMBARDO, P. G. Balancing time perspective in pursuit of optimal functioning. In: LINLEY, P. A.; JOSEPH, S. (Eds.). Positive psychology in practice, p. 165–178, 2004.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: J.G. Richardson (Ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood, p. 241–258, 1986.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BUOSI, M. C.; LIMA, S. H. O.; SILVA. A. L. L. Relación entre la percepción del desarrollo sustentable y la imagen del lugar según los residentes de un destino de turismo internacional. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 26, n. 1, p. 128-149, 2017.

BUOSI, M. C.; LIMA, S. H. O., SILVA. A. L. L. A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 8, n. 2, p. 261-285, 2014.

CASTELO, D. H. et al. Sustainable consumption in Brazil: an approaching between the consumer-oriented sustainability and temporal perspective. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE SOCIETY FOR GLOBAL BUSINESS & ECONOMIC DEVELOPMENT (SGBED), 16., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, SGBED, p. 122-137, 2019.

CIDADE, N. R. O. et al., Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 3-19, 2021.

CONNOLLY, J.; PROTHERO, A. Green consumption life-politics, risk and contradictions. Journal of Consumer Culture, v. 8, n. 1, p. 117-145, 2008.

EBRAHIMI, P.; KHAJEHEIAN, D.; FEKETE-FARKAS, M. A SEM-NCA Approach towards Social Networks Marketing: evaluating consumers’ sustainable purchase behavior with the moderating role of eco-friendly attitude. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 13276, p. 1-21, 2021.

EMBRATUR - Infográfico Turismo de Natureza. Disponível em: https://embratur.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Embratur_Infografico_Turismo_de_Natureza_Mar2024.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

EVERS, U. et al. Exploring materialism and frugality in determining product end-use consumption behaviors. Psychology & Marketing, v. 35, n. 12, p. 948-956, 2018.

FABRÍCIO, A. C. B.; MACHETTIM, R. Z.; VEIGA, C. P. Measuring consumer-oriented sustainability: a Brazilian perspective. International Journal of Environment and Sustainable Development, v. 16, n. 3, p. 257-278, 2017.

FONSECA, I. L.; NÓBREGA, W. R. M. Desafios e oportunidades do turismo na Área de Proteção Ambiental Bonfim–Guaraíra (RN): concepções de análise a partir do conselho gestor. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v.15, n.1, abril/2021.

FREITAS, N. R. et al. A gestão e a sustentabilidade na atividade turística: uma análise das discussões na última década no Brasil. Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 7, n. 2, p. 394-411, 2014.

HAIR JÚNIOR., J. F., et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

HOLT, D. B. Does cultural capital structure American Consumption? Journal of Consumer Research, v. 25, n. 1, p. 1-25, 1998.

HU, L. T.; BENTLER, P. M. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, v. 6, n. 1, p. 1-55, 1999.

IZAGIRRE‐OLAIZOLA, J., FERNÁNDEZ‐SAINZ, A., & VICENTE‐MOLINA, M. A. Internal determinants of recycling behaviour by university students: a cross‐country comparative analysis. International Journal of Consumer Studies, v. 39, n. 1), p. 25-34, 2015.

JOIREMAN, J. A. V. A. et al. Integrating social value orientation and the consideration of future consequences within the extended norm activation model of proenvironmental behaviour. British Journal of Social Psychology, v. 40, n. 1, p. 133–155, 2001.

KNUPP, M. E.C. G. et al. Os festivais e seus impactos para os destinos turísticos: o caso do Festival de Inverno de Ouro Preto/MG. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v.15, n.1, abril/ 2021.

LEE, N.; HOOLEY, G. The evolution of “classical mythology” within marketing measure development. European Journal of Marketing, v. 39, n. 3, p. 365-385, 2005.

LEITE, R., VERDE, R., PASQUALI, L. Estudo de validação do inventário de perspectiva de tempo. Avaliação Psicológica, v. 7, n. 3, p. 301–320, 2008.

MANDIĆ, A. Nature-based solutions for sustainable tourism development in protected natural areas: a review. Environment Systems and Decisions, v. 39, n. 3, p. 249–268, 2019.

MARÍN-BELTRÁN, I. et al. Scientists' warning against the society of waste. Science of The Total Environment, v. 811, 2022.

MEDEIROS, J. F.; RIBEIRO, J. L. D. Environmentally sustainable innovation: expected attributes in the purchase of green products. Journal of Cleaner Production, v. 142, n. 1, p. 240-248, 2017.

MILFONT, T. L.; GOUVEIA, V. V. Time perspective and values: an exploratory study of their relations to environmental attitudes. Journal of Environmental Psychology, v. 26, n. 1, p. 72–82, 2006.

NESPOLO, D. et al. Consumo consciente, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: análise da tomada de decisão com base nas heurísticas. Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. 1, p. 137-148, 2016.

OLIVEIRA, L. V. C.; SILVA, C. R. M.; ROMERO, C. B. A. Costume de casa vai à praia?: atitudes e comportamentos sustentáveis do turista em Jericoacoara, CE. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 15, n. 2, p. 1-18, 2021.

OLIVEIRA, V. M., CÂNDIDO, G. A. Contemporaneidade do consumo sustentável e as suas correlações com as práticas empresariais e o comportamento do consumidor. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 5. Anais [...]. Florianópolis, SC, Brasil, 2010.

OLIVEIRA, V. M.; CORREIA, S. E. N.; GÓMEZ, C. R. P. Cultura de consumo, sustentabilidade e práticas empresariais: como as empresas podem contribuir para promover o valor simbólico da sustentabilidade nas atividades de consumo? Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. 61-77, 2016.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Disponível em: https://www.brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 27 de março de 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Turismo Internacional. Uma perspectiva global. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

PONCHIO, M. C.; CORDEIRO, R. A.; GONÇALVES, V. N. Personal factors as antecedents of perceived financial well-being: evidence from Brazil. International Journal of Bank Marketing, v. 37, n. 4, p. 1004-1024, 2018.

PRIEUR, A.; SAVAGE, M. Updating cultural capital theory: a discussion based on studies in Denmark and in Britain. Poetics, v. 39, p. 566–580, 2011.

QUAGLIONE, D. et al. Cultural capital and online purchase of tourism services. Annals of Tourism Research, v. 80, p. 1-11, 2020.

RABAHY, W. A. Análise e perspectivas do turismo no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14, n. 1, p. 1-13, 2020.

RIBEIRO, J. A; VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. RAUSP Management Journal, v. 46, n. 1, p. 45-60, 2011.

RICCI, F.; SANT’ANA, R. Desenvolvimento turístico sustentável: o artesanato local como alternativa na cidade de Santo Antônio do Pinhal. Revista de Cultura e Turismo, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2009.

RONCHI, L., et al. A prática do consumo sustentável entre estudantes universitários. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, v. 6, n. 1, p. 118-138, 2016.

SANTOS, J. G.; CÂNDIDO, G. A. Geração e manejo dos resíduos sólidos resultantes das atividades turísticas de Porto de Galinhas/PE. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 1, p. 40-58, 2015.

SILVA, A. L. L., et al. Frugalidade e sustentabilidade: relação entre perspectiva temporal e acesso material no comportamento de consumo de objetos usados no Brasil, In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. EnANPAD, 44. Anais [...]. São Paulo, ANPAD, v. 9, n. 1, p. 76–99, 2020.

SILVA, A. M. Preditores subjacentes à intenção do consumidor para a coprodução e o consumo upcycling. 2024. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, 2024.

STEWART, J. Is the Delphi technique a qualitative method? Medical Education, v. 35, n. 10, p. 922-923, 2001.

STOLARSKI, M.; FIEULAINE, N.; VAN BEEK, W. Time perspective theory; review, research and application: essays in honor of Philip G. Zimbardo. Review, Research and Application: Essays in Honor of Philip G. Zimbardo, p. 1–551, 2015.

WIERZBIŃSKI, B. et al. The role of the ecological awareness and the influence on food preferences in shaping pro-ecological behavior of young consumers. Agriculture, v. 11, n. 4, p. 345, 2021.

ZHANG, H., et al. Cultural capital and destination image of metropolitans: a comparative study of New York and Tokyo official tourism websites in Chinese. Journal of China Tourism Research, p. 1–29, 2015.

ZIMBARDO, P. G; BOYD, J. N. Putting time in perspective: a valid, reliable individual-differences metric. Journal of Personality and Social Psychology, v. 77, n. 6, p. 1271–128, 1999.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Silva, A. M. da, Silva, Áurio L. L. da, Braga, N. C. de A., Guimarães, D. B., & Ponchio, M. C. (2024). Antecedentes do comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza no Brasil. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 18(1), 49–74. https://doi.org/10.61564/raoit.v18n1.7593

Edição

Seção

Artigos