Perspectivas do turismo numa cidade da Região da Estrada Real: Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v3n1.3562Resumo
O tema deste trabalho é o turismo, fenômeno atualmente reconhecido por sua singularidade econômica e contribuição sociocultural e, por isso, foco de interesse em todo o mundo. Situado na rota da Estrada Real, o potencial turístico do município de Santana dos Montes, em Minas Gerais, foi estudado pelos pesquisadores, que deram ênfase à percepção da população autóctone sobre as transformações socioculturais operadas por influência do turismo. A caracterização do município levou em conta os elementos geográficos e geopolíticos, e a pesquisa realizada valeu-se de informações obtidas em entrevistas realizadas com dois sociólogos que desenvolveram, com a Fundação João Pinheiro, pesquisa sobre a localidade e a história oral contada pelos moradores do município. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e concluiu-se que o turismo tem papel relevante como ferramenta revitalizadora de traços culturais típicos de uma sociedade e dos comportamentos da população nativa, afetando linguagem, hábitos, valores, crenças e educação. Concluiu-se, ainda, que os administradores devem estar preparados para promover o turismo em regiões com as características da localidade estudada, expressamente naquelas ligadas à Estrada Real.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Goulart, Íris B., Castro, J. A. de, & Santana, A. P. (2008). Perspectivas do turismo numa cidade da Região da Estrada Real: Um estudo de caso. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 3(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v3n1.3562
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.