Agências de viagens no Brasil e o turismo voluntário

Autores/as

  • Liana Cid Bárcia Universidade Federal Fluminense
  • José Carlos de Souza Dantas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4502

Palabras clave:

agências de viagens, agências de intercâmbio, turismo voluntário

Resumen

O trabalho voluntário é uma atividade que pode ser praticada com o turismo. Essa união resulta em uma segmentação turística nomeada turismo voluntário, ou voluntarismo, que se caracteriza por ser um turismo responsável e gerador de benefícios para a comunidade local e para o turista. No Brasil, existem organizações que promovem o turismo voluntário, porém se destacam as agências de intercâmbio. Baseado nesse contexto, no presente trabalho, a finalidade é analisar a situação das agências de intercâmbio no Brasil que atuam com o trabalho voluntário. A metodologia utilizada é descritiva com abordagem quantitativa. Identificaram-se as localizações das 418 principais agências de intercâmbio do Brasil e quais delas comercializam pacotes de trabalho voluntário. Verificou-se que a maioria das agências de intercâmbio se localiza na região sudeste e aderiu aos programas de turismo voluntário. Na pesquisa, procura-se trazer contribuições a respeito do mercado das agências de intercâmbio e do segmento do turismo voluntário.

Publicado

2017-06-23

Cómo citar

Bárcia, L. C., & Dantas, J. C. de S. (2017). Agências de viagens no Brasil e o turismo voluntário. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(1), 37–52. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4502

Número

Sección

Artigos