A Experiência de Visitantes de Museus Portugueses da Região do Algarve

Autores

  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kelly Cristine Oliveira Meira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4644

Palavras-chave:

Experiência turística, Marketing de Museus, PLS-SEM

Resumo

Os museus são reconhecidos como espaços que contribuem para a aprendizagem. Assim, estudar a percepção dos visitantes pode indicar caminhos para os gestores de museus atuarem para propiciar experiências positivas. O presente estudo oferece uma abordagem integrada para a compreensão da experiência de visitantes de museus. Busca-se estender as evidências teóricas e empíricas das relações causais entre a qualidade em serviços, satisfação, intenção de recomendar e aprendizado efetivo, bem como variáveis pessoais do visitante, a saber: orientação ao aprendizado, orientação à cultura e atitudes. A amostra utilizada é de visitantes de dois museus arqueológicos portugueses, localizados em Silves e Faro. O modelo exploratório de pesquisa é mensurado com base nas técnicas de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a qualidade contribui para explicar a satisfação dos visitantes e, a satisfação precede a intenção de recomendar o museu a outros. A orientação ao aprendizado e a orientação à cultura preveem as atitudes dos visitantes. Porém, a atitude possui pouca expressividade para prever a satisfação de visitantes de museus. Os autores agradecem à FAPEMIG pelo auxílio financeiro para o desenvolvimento e suporte desta pesquisa.

Biografia do Autor

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Curso de Especialização de Gestão Estratégica (CEGE) e do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo (Neecim-tur). Editora chefe da revista Marketing Tourism Review.

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão de Projetos Sociais e Graduada em Turismo pela mesma instituição. Pesquisadora integrante do Neecim-tur. Professora de graduação e cursos técnicos de Turismo e Adminsitração Mercadológica e Estratégica. 

Kelly Cristine Oliveira Meira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo (Neecim-tur) UFMG.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Gosling, M. de S., Coelho, M. de F., & Meira, K. C. O. (2018). A Experiência de Visitantes de Museus Portugueses da Região do Algarve. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(1), 1–21. https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4644

Edição

Seção

Artigos