A NOVA ECONOMIA NO SETOR DE HOSPEDAGEM: influências do Airbnb sobre o mercado de hotelaria de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5667Palavras-chave:
Nova Economia. Hotelaria. Airbnb. Brasília.Resumo
A nova economia é uma formação de mercado descentralizada, flexível e colaborativa, baseada no uso de recursos tecnológicos e voltada para o compartilhamento de informação e de recursos subutilizados. As alternativas de serviços que surgiram dentro desta lógica tem sido apontadas como disruptivas de mercados, a exemplo da hotelaria. Este trabalho teve como objetivo investigar como a plataforma de compartilhamento de hospedagem Airbnbinfluencia a atuação do setor de hotelaria estabelecido em Brasília. O estudo, de caráter exploratório-descritivo e qualitativo, contou com entrevistas semiestruturadas sobre as dimensões: cliente, serviços, aspectos financeiros e setoriais. Para isso, foram realizadas entrevistas junto meios de hospedagem de categorias distintas, sendo hotéis 2, 4 e 5 estrelas, uma pousada e um hostel. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Os resultados mostram pouca ou nenhuma percepção de influências por parte dos participantes na maioria das dimensões investigadas. As influências mais relatadas foram na dimensão financeira, tocantes à ampliação da oferta para o cliente, e com uma maior percepção por parte de acomodações categorias mais simples. Em conclusão, destaca-se uma interferência limitada do Airbnbsobre o mercado tradicional de hospedagem em Brasília e sua influência indireta a partir de uma mudança na concorrência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.