Memória, Patrimônio, Identidade e Turismo: o bairro da Lapa em Três Tempos

Autores/as

  • Vanessa Fernandes Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Isabela Fátima Fogaca Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5788

Palabras clave:

identidade, Lapa, Memória, Música, Turismo.

Resumen

Música é um elemento capaz de provocar sensações e reflexões, articulando-se nos mais variados contextos. Podemos considerar como um importante elemento para a construção da cultura de um grupo ou lugar, pois, propicia a formação de referências e representações culturais de tal grupo ou lugar, sendo, também, um meio de registro de suas memórias e disseminação, das mesmas. Nesse sentido, propõem-se aqui analisar a capacidade da música em registrar e evidenciar aspectos culturais relacionados às memórias e aos bens culturais do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, que contribuem, em parte, para a criação de sua identidade e para sua atratividade turística. Assim, buscou-se, por meio da análise textual, ou seja, análise das canções, “Lapa em Três Tempos”, samba enredo da Escola de Samba Portela em 1971 e “Eu Vou Pra Lapa” interpretada pela cantora Alcione, tratar de aspectos culturais do bairro que reativam ou forjam memórias, sua conservação, proteção e uso fruto por fenômenos contemporâneos como o turismo.

Biografía del autor/a

Vanessa Fernandes Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade. Bachareu em turismo

Isabela Fátima Fogaca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e em Geografia (Licenciatura) pela Universidade de Brasília (2018), Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) e Doutora em Geografia - Organização do Espaço - pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNESP - Campus de Rio Claro/SP (2011). Atua como professora do curso de Bacharelado e Licenciatura em turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na área de Planejamento e Organização do Turismo e como professora permanente do Programa de Pós Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS) e como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento e Gestão de espaços para o Turismo, bem como em Políticas e Administração Pública nos temas Cidade, Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Turismo - NEPET/UFRRJ.

Publicado

2019-12-02

Cómo citar

Silva, V. F., & Fogaca, I. F. (2019). Memória, Patrimônio, Identidade e Turismo: o bairro da Lapa em Três Tempos. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(3), 153–172. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5788

Número

Sección

Artigos