Potencialidades para o desenvolvimento do turismo em Magalhães de Almeida - MA
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6291Resumen
Resumo: A atividade turística tem se tornado um importante fator de desenvolvimento local para os municípios. No entanto, por sua constituição sistêmica, que envolve diferentes segmentos e atores, é primordial que o turismo se desenvolva de forma ordenada para que haja benefícios em prol da comunidade local. Para isso, é necessário pensar no planejamento turístico como ferramenta de organização e direcionamento de iniciativas de fomento à atividade. Uma das etapas do planejamento turístico prevê a realização do inventário para que se tenham as informações basilares sobre a infraestrutura do município, incluindo-se as opções de lazer e turismo. Com isso, pode-se analisar o potencial turístico, elaborar estratégias e empreender ações de acordo com cada realidade. O recorte espacial desta é o Município de Magalhaes de Almeida, localizado no Estado do Maranhão, que atrai visitantes regionais principalmente em função dos festejos e atrativos naturais. Com base nos dados coletados e na aplicação de uma matriz de avaliação de potencial turístico, o município foi considerado com médio grau de atratividade turística. É possível inferir que existe a possibilidade de que o turismo possa se tornar uma importante atividade para o desenvolvimento local, mas que ainda é necessário um planejamento efetivo por parte do poder público envolvendo a participação da comunidade.
Palavras-chave: Planejamento turístico. Magalhães de Almeida. Potencialidade turística. Matriz de avaliação de potencial turístico. Desenvolvimento local.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.