Turismo e COVID-19: Um Panorama Bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n2.6780Palabras clave:
Turismo, COVID-19, Bibliometria, VOSviewer.Resumen
O mundo tem vivido o surto de uma nova síndrome respiratória aguda grave, conhecida como COVID-19, após casos registrados na China, no fim de 2019. Desde então, a doença tem impactado diversas áreas, principalmente o setor de turismo, o que tem despertado o interesse de pesquisadores para a compreensão da nova realidade enfrentada. O estudo teve como objetivo identificar a produção de artigos publicados nas bases de dados Web of Science, Scielo Citation Index e Scopus, sobre COVID-19 e turismo. A metodologia foi exploratória, com pesquisa bibliométrica, e uso do software VOSviewer, onde a amostra foi de 223 artigos. Os resultados obtidos sobre os estudos de turismo e COVID-19 apontam que a área mais pesquisada aborda as transformações do turismo ocasionadas pelo vírus e como o futuro é incerto para o setor. Os artigos através de áreas como: Segmentação Turística, Saúde, Comportamento do Consumidor, Restauração e Meios de Hospedagem, Política Pública e principalmente Impactos e Gestão de Crise, examinaram como as mudanças inevitáveis impostas pela pandemia pode alterar as escolhas dos turistas, o comportamento de viagem e as preferências turísticas no futuro pós COVID-19. Para um turismo pós-pandêmico os autores consideram estabelecer os fatores que permitem o desenvolvimento do turismo sustentável, e estimulará as pessoas, empresas e governos a adotarem novas formas de pensar, agir e operar ainda mais alinhadas, principalmente, com os objetivos do desenvolvimento sustentável.Descargas
Publicado
2022-08-16
Cómo citar
Rangel, B. S., Kuss, A. C., Kauling da Silva, J. L., Gardolinski, S. A., & Domareski Ruiz, T. C. (2022). Turismo e COVID-19: Um Panorama Bibliométrico. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(2), 1–21. https://doi.org/10.17648/raoit.v16n2.6780
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.