Formei, e agora? Refletindo com os egressos do curso de Turismo da UFJF sobre o mercado de trabalho na cidade de Juiz de Fora/MG em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n2.7039Palavras-chave:
Turismo, Mercado de trabalho, Formação superior, Juiz de Fora.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do mercado de trabalho em turismo na cidade de Juiz de Fora (MG), sob a ótica dos alunos formados no Curso de Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no período de 2015 a 2020. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas através de formulário on-line com os alunos previamente selecionados. Diante dos resultados, foi possível compreender as áreas de atuação em que esses profissionais estão inseridos, quais foram suas expectativas, percepções e as dificuldades, possibilidades e desafios encontrados no processo de inserção no mercado e de manutenção das atividades em tempos de pandemia de Covid-19. Assim, conquanto o turismo se revele como uma área profissional com possibilidades de atuação no mercado de trabalho na cidade, principalmente na ênfase de gestão, ainda enfrenta oportunidades limitadas, com a desvalorização e o não reconhecimento desses trabalhadores com capacidade de exercer as competências, os conhecimentos e as habilidades atribuídas à sua formação superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.