Panorama sobre turismo de bem-estar: status atual de pesquisas e temas emergentes
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7638Palabras clave:
Turismo de bem-estar, Turismo de saúde, Turismo médico, Turismo de spa, Revisão sistemática da literaturaResumen
O turismo de bem-estar refere-se às relações resultantes de uma viagem que tem como motivo e com esforços intencionais, por parte da oferta e demanda, apoiar e promover a saúde e bem-estar, permitindo a melhora do físico, psicológico, espiritual e/ou social das pessoas. Por conseguinte, mudanças e novas tendências nas condições de oferta e demanda do turismo de bem-estar e novas formas de turismo podem estimular atividades turísticas futuras. Entretanto, a falta de literatura nacional evidencia a necessidade de pesquisa desse tema relevante para o turismo, que se configura ainda mais importante após o mundo ter sido impactado por uma pandemia que afetou o bem-estar geral. Diante desse cenário, o presente artigo objetiva conseguir um panorama das pesquisas de turismo de bem-estar com espectros, resultados e tendências. Para isso, conduziu-se uma revisão sistemática da literatura na busca de artigos científicos nas plataformas Web of Science, Publicações de Turismo e Google Scholar. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos artigos se concentrou em trabalhos com turistas ou empreendimentos em países asiáticos, uma vez que mencionam sobre o turismo de bem-estar na perspectiva da oferta e ponto de vista recreativo e utilizam como principais termos turismo de bem-estar, turismo médico e turismo de spa. Ainda mais, observou-se um grande número de publicações nos anos de 2019 e 2021, enquanto o crescimento mais expressivo foi o da revista Journal of Travel & Tourism Marketing e o número mais alto de publicações no ano de 2021 foi a revista Sustainability.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.