Potencial turístico da Fazenda Experimental da Ressacada (Florianópolis - SC, Brasil): Uma proposta de fortalecimento da identidade local

Autores/as

  • Leonardo Lincoln Leite de Lacerda Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). https://orcid.org/0000-0003-2730-1746
  • Anna Freitas Portela de Souza Pimenta Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luana Emmendoerfer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0002-7169-798X
  • Aline Cardozo Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eduardo Moreira Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.6866

Palabras clave:

Potencial turístico. Patrimônio histórico artístico e cultural. Fazenda Experimental da Ressacada. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

Resumen

Este trabalho é resultado de um workshop sobre cidades humanas, inteligentes e sustentáveis, sob a temática “Turismo e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural”. O objetivo foi criar uma proposta de utilização do espaço denominado Fazenda Experimental da Ressacada, administrada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Assim, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais do ramo e comunidade do entorno. Os resultados indicaram a existência de três personas na localidade: comunidade Tapera, comunidade Ribeirão da Ilha e Profissionais. E suas percepções levaram à identificação do problema central: a gentrificação com perda de identidade local. Dessa forma, como proposta para resolução do problema se apresentou a ideia de um complexo via parceria público-privada, que aglutinaria as funções de centro comunitário, centro esportivo, centro cultural e incubadora de inovação, sendo uma opção de uso e melhor aproveitamento desse espaço.

Biografía del autor/a

Leonardo Lincoln Leite de Lacerda, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestre e Especialista em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de MInas Gerais.

Graduado em Turismo pelo Unicent Newton Paiva

Anna Freitas Portela de Souza Pimenta, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestra em Engenharia Civil pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Sócia cotista da empresa OCCA Projeto e Incorporação s/s LTDA, especializada em projetos arquitetônicos, execução de obra, restauração e conservação de patrimônio histórico.

Luana Emmendoerfer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catariana - UDESC.

Especialista em Desenvolvimento Regional e Sócio Ambiental pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2006).

Desde 2010 é servidora efetiva do estado de Santa Catarina na função de Analista de Turismo atuando na área de políticas públicas de turismo, pesquisas, inovação e elaboração de projetos turísticos. Co-idealizadora da ferramenta Almanach (Sistema de Inteligência Turística) e do INOVATUR (1º Programa de Inovação aberta focado no turismo catarinense).

Atualmente Diretora de Estudos e Inovação da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, membro da Rede de Inteligência do Turismo de Santa Catarina, da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo e do grupo de pesquisa KnowTour. Revisora de periódicos nacionais e internacionais relacionados a turismo. 

Aline Cardozo Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em Administração Universitária - Universidade Federal de Santa Catarina.

Especialista em Gestão em Arquivos - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Graduada em Arquivologia - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Atualmente. Agente de Comunicação do Centro de Ciências Agrárias da UFSC -Grupo de Trabalho "Agentes de Comunicação da UFSC" atuando nos processos setoriais de comunicação organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a coordenação da Agência de Comunicação (AGECOM).


Eduardo Moreira Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Diretor Geral do laboratório internacional LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) com bases na UFSC e no Rio, e consultor independente.

Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Consultor do BID (na área de e-commerce), Banco Mundial (coordenador de avaliação do Programa InfoDev) e UNCTAD nas áreas de cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis; inovação; negócios eletrônicos; e governo eletrônico.

Engenheiro eletricista e M.Sc. em Ciência da Computação pela UFMG e Ph.D. em eletrônica pela Universidade de Southampton, na Inglaterra.

Membro da Ordem do Mérito Científico do Governo Brasileiro (2010). 

 

Publicado

2023-04-19

Cómo citar

Leite de Lacerda, L. L., de Souza Pimenta, A. F. P., Emmendoerfer, L., Pereira, A. C., & Costa, E. M. (2023). Potencial turístico da Fazenda Experimental da Ressacada (Florianópolis - SC, Brasil): Uma proposta de fortalecimento da identidade local. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(1), 1–29. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.6866

Número

Sección

Estudos de caso e ensaios teóricos