Da saturação ao colapso: a ‘cruel pedagogia’ da Covid-19 para o setor turístico
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.6909Palabras clave:
Saturação turística, Covid-19, novo modelo turístico.Resumen
O objetivo central deste texto é trazer reflexões iniciais sobre os efeitos da crise sanitária e social provocada pela pandemia da Covid-19 no setor turístico. Inicialmente, são abordados aspectos do cenário ‘pré-pandemia’ em cidades emblemáticas como Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Veneza (Itália), onde emergiram conflitos associados a impactos sociais, ambientais e urbanos provocados pelo chamado overtourism –traduzido como ‘saturação turística’. Para tanto, utilizou-se parte dos resultados de pesquisa de doutoramento, desenvolvida entre 2015 e 2019, que abordou a problemática das cidades turisticamente saturadas, enfocando o caso de Barcelona. A segunda parte do artigo enfoca os efeitos da pandemia da Covid-19 no turismo global, particularmente em localidades e países onde esta atividade possui significativa participação na arrecadação de receita e na geração de empregos. Em diálogo com autores de diversos campos do conhecimento, tais como David Harvey, José Luis Fiori , Alexandre Panosso Netto, dentre outros, a reflexão centra nas formulações de Boaventura de Sousa Santos sobre ‘a cruel pedagogia do coronavírus’, para traçar um paralelo com as questões que envolvem o turismo. Buscou-se, desse modo, aprofundar os desafios da transição do modelo turístico dominante - que produziu em diversas realidades um quadro de saturação e economia de alta dependência por receitas geradas por esta atividade, para um novo modelo, que articule diversificação econômica, política urbana e planejamento turístico orientado ao bem-estar social e à conservação do patrimônio natural e cultural.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.