Celebrar para preservar: a Festa da Colônia de Gramado
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v9n2.3422Resumo
Considera-se a Festa da Colônia — um dos grandes eventos de Gramado — como única quando se trata de festa popular, pois integra habitantes rurais e urbanos com turistas em uma mesma celebração. Atualmente, em meio à globalização, de um lado há uma tendência à homogeneização das culturas, e de outro, uma corrente de valorização das culturais locais. Por meio do estudo de caso da Festa da Colônia, observa-se de que maneira um evento como esse atua nas questões culturais, sociais e econômicas das comunidades do interior do município. Na metodologia, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica, por meio de autores, como Hall (2002), Geertz (1978), Canclini (1982), Barretto (2000), e a realização de entrevistas qualitativas com integrantes da comunidade rural, moradores da cidade de Gramado, autoridades e turistas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.