Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola

Autores

  • Isabele Oliveira de Almeida EBAPE/FGV
  • Viviane Santos Salazar
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v9n1.3448

Resumo

No presente estudo, objetiva-se avaliar alguns dos principais conceitos e pesquisas sobre a educação profissional, somando-se a uma identificação do restaurante-escola, o processo de ensino-aprendizagem e a busca de uma didática para o saber técnico na área da gastronomia — mais especificamente, na formação profissional do cozinheiro — com o propósito de refletir e ressaltar aspectos do entendimento e do reconhecimento da importância do saber técnico e do conhecimento prático para a educação. Neste ensaio teórico, foi possível revisar pesquisas sobre a educação profissional, discussões sobre os saberes teórico e prático, analisando-se os conceitos de restaurante-escola, natentativa de esclarecer processos e iniciar uma formulação sobre uma didática adequada e eficiente. Indica-se um formato metodológico equilibrado no qual se considera teoria e prática de igual valor na construção do conhecimento. Estaria, assim, a didática para a prática do ensino nas cozinhas comerciais.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

de Almeida, I. O., Salazar, V. S., & Leite, Y. V. P. (2015). Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 9(1), 28–51. https://doi.org/10.17648/raoit.v9n1.3448

Edição

Seção

Artigos