Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v9n1.3448Resumo
No presente estudo, objetiva-se avaliar alguns dos principais conceitos e pesquisas sobre a educação profissional, somando-se a uma identificação do restaurante-escola, o processo de ensino-aprendizagem e a busca de uma didática para o saber técnico na área da gastronomia — mais especificamente, na formação profissional do cozinheiro — com o propósito de refletir e ressaltar aspectos do entendimento e do reconhecimento da importância do saber técnico e do conhecimento prático para a educação. Neste ensaio teórico, foi possível revisar pesquisas sobre a educação profissional, discussões sobre os saberes teórico e prático, analisando-se os conceitos de restaurante-escola, natentativa de esclarecer processos e iniciar uma formulação sobre uma didática adequada e eficiente. Indica-se um formato metodológico equilibrado no qual se considera teoria e prática de igual valor na construção do conhecimento. Estaria, assim, a didática para a prática do ensino nas cozinhas comerciais.Downloads
Publicado
2015-07-09
Como Citar
de Almeida, I. O., Salazar, V. S., & Leite, Y. V. P. (2015). Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 9(1), 28–51. https://doi.org/10.17648/raoit.v9n1.3448
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.