Fortaleza: imagem urbana, cidade e turismo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v3n1.3561Resumo
Neste trabalho analiso os processos contemporâneos de mudança urbana na cidade de Fortaleza tendo como referente empírico o Aeroporto de Fortaleza, construído entre 1996 e 1998. Busco compreender os vários investimentos materiais e simbólicos realizados em torno do Aeroporto pelos atores sociais (representantes governamentais, trade turístico e arquiteto) que o têm como referência para suas práticas sociais. Pretendo demonstrar também que a construção de equipamentos considerados de qualidade internacional, assim como o atual Aeroporto parece ilustrar, é uma das exigências defendidas pelos proponentes do chamado planejamento urbano estratégico que passou a predominar entre profissionais e gestores das cidades pelo mundo há algumas décadas. A metodologia consistiu na utilização de jornais, revistas e documentos oficiais relacionados ao turismo no Ceará, tomados aqui como fontes ricas por captar a imagística turística associada à cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, além de pesquisa bibliográfica sobre cidade e imagem urbana.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Maciel, W. R. N. (2008). Fortaleza: imagem urbana, cidade e turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 3(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v3n1.3561
Edição
Seção
Artigos
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