Os impactos econômicos do turismo no município do Rio de Janeiro e suas implicações no desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v2n2.3623Resumo
Qualquer forma de desenvolvimento econômico requer um trabalho de planejamento consistente. Apresenta-se o turismo, hoje, como um setor capaz de promover a aceleração econômica e o incremento nas áreas social, cultural e ambiental. No entanto a opção pelo desenvolvimento econômico por meio do turismo é mais complexa do que parece, pois, além de ser uma atividade multissetorial, provoca, com o seu desenvolvimento, impactos ambientais, sociais e econômicos, necessitando, assim, de políticas públicas eficazes para que possa ser sustentável a longo prazo. Assim, o tratamento econômico direcionado ao turismo exige o conhecimento detalhado dos impactos econômicos derivados da atividade, uma vez que os turistas gastam o seu dinheiro em uma ampla variedade de mercadorias e serviços. O presente estudo apresenta, pois, um modelo de análise do impacto econômico direto do turismo na cidade do Rio de Janeiro, percorrendo-se os principais indicadores econômicos. O modelo proposto é uma extensão do modelo elaborado por Stynes (1999), amplamente aplicado em estudos internacionais para mensurar o impacto econômico do setor de turismo. Dessa forma, é possível proporcionar aos gestores públicos uma visão econômica da atividade turística, possibilitando a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento da atividade.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Zouain, D. M., Martelotte, M. C., & Barbosa, L. G. M. (2008). Os impactos econômicos do turismo no município do Rio de Janeiro e suas implicações no desenvolvimento local. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 2(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v2n2.3623
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.