Turismo Responsável: O caso de Bonito/MS
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v10n2.4201Palavras-chave:
Turismo Responsável, Bonito, Voucher Único.Resumo
Muitas metodologias, têm sido desenvolvidas com o objetivo de tornar o planeta Terra um lugar melhor, como o “Turismo Responsável”. O objetivo deste artigo é analisar o Voucher Único de Bonito sob a luz do Turismo Responsável. A metodologia base para elaboração deste artigo toma como referência as técnicas de observação in loco, pesquisa estruturada e semi-estruturada ao longo do período que autores atuaramno setor de turismo em Bonito/MS. Partindo desta base os mesmos também efetuaram pesquisa documental e bibliográfica sobre Bonito e sobre a turismo responsável. Os resultados mostraram uma base histórica comum para os conceitos de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social empresarial, ecoturismo e o turismo responsável. Da mesma forma que algumas práticas em Bonito, como o Voucher Único, vem ao encontro das boas práticas para gestão e monitoramento de impactos principalmente ambientais, no setor de Turismo, como preconizado pelo conceito de turismo responsável, desde a sua gênese.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.