Modelos de Competitividade de Destinos Turísticos: evolução e críticas

Autores

  • Isabela Rosa Sette Universidade de São Paulo
  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Universidade das Ilhas Baleares / Universidade de São Paulo
  • Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4517

Palavras-chave:

competitividade, destinos turísticos, desenvolvimento turístico, participação de mercado, produtividade

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão, consolidação e explicação do conceito de competitividade de destinos turísticos (CDT) a partir da apresentação e discussão, com uma abordagem evolutiva e crítica, de sete dos principais modelos disponíveis na literatura internacional: Ritchie e Crouch (2003); Dwyer e Kim (2003); Enright e Newton (2004); Gooroochurn e Sugiyarto (2005); Fórum Econômico Mundial (2007); Mazanec, Wöber e Zins (2007); e Cvelbar et al. (2016). Apesar das diferentes linhas teóricas, a definição de competitividade pode ser classificada entre as que enfocam a participação de mercado e aquelas voltadas à produtividade, havendo estudos de CDT em ambas as linhas. Observou-se que a CDT deve ser vista como um objetivo intermediário e não como um fim, na medida em que contribui para a prosperidade socioeconômica da população anfitriã. A explicação da CDT é, no entanto, complexa e conta com exemplos e definições pouco consistentes, com combinações de causas e consequências. Alguns aspectos, porém, são consensuais, como a identificação de fatores determinantes específicos e inespecíficos do turismo, o que reforça a ideia de o turismo não é um sistema isolado. Acredita-se que o florescimento da temática traz importantes avanços epistemológicos, já que oferece um sentido maior para os estudos, conectando-os aos objetivos maiores do desenvolvimento turístico e da sociedade em geral.

Biografia do Autor

Isabela Rosa Sette, Universidade de São Paulo

Mestranda em Turismo. Instituição: Escola de Artes, Ciências e Humanidades/ Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, Brasi

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Universidade das Ilhas Baleares / Universidade de São Paulo

Doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente / Doutor em Administração de Organizações. Instituição: Universidade das Ilhas Baleares, Palma de Mallorca, Espanha / Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil

Ricardo Ricci Uvinha, Universidade de São Paulo

Livre-docente em Lazer, Turismo e Educação. Instituição: Escola de Artes, Ciências e Humanidades/ Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil. E-mail: [email protected]

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Publicado

2017-06-23

Como Citar

Sette, I. R., Santos, G. E. de O., & Uvinha, R. R. (2017). Modelos de Competitividade de Destinos Turísticos: evolução e críticas. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(1), 92–115. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n1.4517

Edição

Seção

Artigos