Turismo e comunicação-trama: reflexões a partir do Festival Brasileiro de Música de Rua

Autores

  • Natalia Biazus Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4721

Palavras-chave:

Turismo, Comunicação, Subjetividade, Caxias do Sul, Festival Brasileiro de Música de Rua.

Resumo

O presente artigo discute a relação do Turismo e Comunicação, a partir do conceito de Comunicação-trama, tendo como platô investigativo, o que corresponde ao objetivo empírico, o Festival Brasileiro de Música de Rua. Traz resultados parciais de estudos em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em XXX, da Universidade XXX, vinculado ao grupo de estudos XXX. O referencial teórico é transdisciplinar, envolvendo estudos do Turismo e da Comunicação, alinhados com pressupostos da ciência contemporânea. Em termos metodológicos, o texto foi produzido com base na estratégia denominada como Cartografia dos Saberes, com ênfase no relato de três cenas vivenciadas durante o Festival Brasileiro de Música de Rua. Em termos operacionais, as cenas envolveram entrevista, observação participante e análise de texto jornalístico em associação a levantamento bibliográfico. Percebe-se, a partir das três cenas e do referencial teórico trabalhado que o Festival Brasileiro de Música de Rua traz sinalizadores com relação às características de Caxias do Sul como destino turístico, e aos modos de produções de um evento artístico-cultural que desafiam padrões e modelos pré existentes. Além disso, fica evidente a forte conexão do Turismo e a Comunicação em sua dimensão de trama complexa.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Biazus, N., & Baptista, M. L. C. (2018). Turismo e comunicação-trama: reflexões a partir do Festival Brasileiro de Música de Rua. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(1), 86–105. https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4721

Edição

Seção

Artigos