Turismo e comunicação-trama: reflexões a partir do Festival Brasileiro de Música de Rua
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.4721Palavras-chave:
Turismo, Comunicação, Subjetividade, Caxias do Sul, Festival Brasileiro de Música de Rua.Resumo
O presente artigo discute a relação do Turismo e Comunicação, a partir do conceito de Comunicação-trama, tendo como platô investigativo, o que corresponde ao objetivo empírico, o Festival Brasileiro de Música de Rua. Traz resultados parciais de estudos em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em XXX, da Universidade XXX, vinculado ao grupo de estudos XXX. O referencial teórico é transdisciplinar, envolvendo estudos do Turismo e da Comunicação, alinhados com pressupostos da ciência contemporânea. Em termos metodológicos, o texto foi produzido com base na estratégia denominada como Cartografia dos Saberes, com ênfase no relato de três cenas vivenciadas durante o Festival Brasileiro de Música de Rua. Em termos operacionais, as cenas envolveram entrevista, observação participante e análise de texto jornalístico em associação a levantamento bibliográfico. Percebe-se, a partir das três cenas e do referencial teórico trabalhado que o Festival Brasileiro de Música de Rua traz sinalizadores com relação às características de Caxias do Sul como destino turístico, e aos modos de produções de um evento artístico-cultural que desafiam padrões e modelos pré existentes. Além disso, fica evidente a forte conexão do Turismo e a Comunicação em sua dimensão de trama complexa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.