A percepção do visitante na cachoeira Véu das Noivas — Parque Estadual do Cunhambebe – RJ
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n2.5184Palavras-chave:
Ecoturismo, Sustentabilidade, Uso Público, Unidades de Conservação, Parque Estadual do Cunhambebe.Resumo
Os parques são áreas que promovem o uso público de seus espaços, com a intenção de atrair visitantes com diferentes objetivos, na maioria, relacionados com educação, práticas religiosas e lazer. Por meio de um estudo de caso, foi analisado o potencial de uso público da Cachoeira Véu das Noivas, situada no Parque Estadual do Cunhambebe, município de Mangaratiba, estado do Rio de Janeiro. Neste estudo, objetivou-se analisar a percepção do visitante e do gestor sobre o uso público no parque, visando, assim, a coletar informações que pudessem ser analisadas para melhoria da visitação no local. Por meio da análise dos dados, comparando-se a percepção de ambos os atores envolvidos no processo, conclui-se que os pontos positivos do atrativo são a beleza exótica e a limpeza do local. Quanto aos pontos negativos, citam-se a ausência de manejo das trilhas e a falta de sinalização turística na região. Assim, com base na análise de indicadores selecionados na pesquisa, infere-se que o atrativo tem potencial turístico para que sejam desenvolvidas atividades de uso público no parque, sugerindo-se não só possibilidades de melhoria na infraestrutura da cachoeira, mas também a necessidade de investimentos por parte da equipe técnica do Parque Estadual do Cunhambebe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.