PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO PLANEJAMENTO TURÍSTICO: PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SERIDÓ, RN
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5636Palavras-chave:
Turismo. Percepção Ambiental. Educação ambiental.Resumo
Este trabalho contempla a Percepção Ambiental no âmbito da participação comunitária no planejamento turístico, cujas informações, dados e análises foram utilizadas como pressupostos para a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico de uma região do Seridó/RN. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, com uma abordagem investigativa a partir do triângulo de Whyte: perguntar, ouvir e observar, direcionadas por um formulário com questionamentos objetivos e semi-estruturados. Constatou-se a relevância da aplicação de metodologias de participação comunitária no planejamento turístico, uma vez que esta participação contribui para o sucesso na inserção de novos arranjos econômicos para a localidade, além de identificar, através da visão dos moradores locais, os atrativos naturais, culturais e socioeconômicos do município que podem ser utilizados pela atividade turística, bem como as atividades de Educação Ambiental adequadas para promover a sensibilização ambiental da comunidade e de turistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.