Determinantes da lealdade online em sites de alojamento: um estudo comparativo do comportamento do consumidor português e brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.5804

Palavras-chave:

Diferenças culturais. Lealdade online. Sites de reserva de alojamento.

Resumo

Tendo em conta o ambiente digital onde atualmente vivemos, este trabalho de investigação objetiva estudar os determinantes da lealdade online, mais especificamente nos sites de reserva de alojamento. Este trabalho visou abarcar um número maior de possíveis antecedentes da lealdade online, tanto de cunho cognitivo (como o valor utilitário, o valor percebido, o boca-a-boca online), quanto afetivo (como o valor hedônico, a percepção de diversão, a aprendizagem). Além disso, propõe-se a analisar se as diferenças culturais entre os brasileiros e os portugueses afetam a lealdade online e as relações que se estabelecem entre esta variável e os seus antecedentes, pelo que a amostra final é constituída por 482 indivíduos (227 brasileiros e 255 portugueses). A análise dos dados, feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), mostrou que as diferenças culturais influenciam na formação da lealdade online. Também revelou que, por um lado, a qualidade online, a percepção de diversão, a satisfação online e o valor utilitário apresentaram-se como importantes antecedentes da lealdade online. Por outro lado, verificou-se que o valor hedônico apareceu como um possível influenciador que merece atenção e maior investigação.

Biografia do Autor

Pâmela Mossmann de Aguiar, Universidade de Coimbra

Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa.

Cristela Maia Bairrada, Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Doutora em Gestão de Empresas (especialização em Marketing) pela Universidade de Coimbra.

Arnaldo Fernandes Matos Coelho, Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

de Aguiar, P. M., Bairrada, C. M., & Coelho, A. F. M. (2020). Determinantes da lealdade online em sites de alojamento: um estudo comparativo do comportamento do consumidor português e brasileiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(3), 64–93. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.5804

Edição

Seção

Artigos