A telenovela brasileira no Leste Europeu: um estudo da percepção do Brasil como destino turístico à luz da fenomenologia de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n2.5867Palavras-chave:
Cultura Brasileira. Merleau-Ponty. Telenovela. Televisão. Turismo Cinematográfico.Resumo
Este artigo analisa a percepção do Brasil, enquanto destino turístico, pelos espectadores da telenovela brasileira residentes no Leste Europeu. Cada vez mais destinos turísticos vivenciam um aumento no turismo cinematográfico. Com isso, é relevante estudar esse fenômeno no cenário brasileiro. No caso do Brasil, identifica-se uma lacuna de pesquisa referente à relação entre a telenovela, o produto televisivo brasileiro mais exportado, e o turismo receptivo internacional. Visando analisar a percepção dos espectadores de telenovelas, a pesquisa se realizou em uma comunidade virtual dedicada a telenovelas brasileiras na maior rede social da Europa e teve 149 participantes. Como método e base interpretativa do estudo, foi escolhida a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria dos espectadores da novela avalia o Brasil como um destino atraente e manifesta uma forte vontade de visitá-lo. A interpretação do discurso dos participantes origina três principais categorias do Brasil percebidas no Leste Europeu: o Brasil do brasileiro; o Brasil da natureza paradisíaca e o Brasil-sonho – idealização do país e referência ao que há de melhor na imaginação dos participantes. A partir dos resultados obtidos, sugerem-se maiores estudos sobre o perfil de turista que a telenovela brasileira atrai para o Brasil.
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