Confinamento de trabalhadores de cruzeiros marítimos em tempos de pandemia: uma análise à luz das mobilidades
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n4.6660Palavras-chave:
Trabalho no Turismo, Mobilidades Justas, COVID-19Resumo
Este trabalho discute o confinamento de trabalhadores de cruzeiros marítimos sob a luz dos estudos das mobilidades, lançando mão de conceitos como mobilidades justas, elites cinéticas e instituição total. Apesar desse suporte empírico, a proposta é produzir um exercício ensaístico que, ao final, agregue contribuições para o estudo do turismo como manifestação complexa das mobilidades, abrindo espaço para trazer outras dimensões do fenômeno de maneira crítica e integrada. Um dos aspectos que se busca iluminar é o fato de que, até hoje, nas tentativas de se teorizar o turismo, pouca atenção se tem dado aos trabalhadores do turismo em detrimento de maior visibilidade ao próprio turista. Nota-se que, durante a pandemia, trabalhadores confinados em cruzeiros nos EUA sofreram situações que indicam assimetrias e desigualdades no regime de mobilidades que opera para a produção da cadeia do turismo. Assim, em um contexto de pandemia e seus desdobramentos sobre a atividade turística, e tendo o setor de cruzeiros como espaço de estudo aplicado, espera-se apontar para uma forma de compreensão mais alargada e crítica do fenômeno turístico pelas lentes das mobilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.