Desenvolvimento e Análise da Modelagem de um Software para Planejamento e Gestão Municipal do Turismo

Autores

  • Eliane Avelina Azevedo Sampaio UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP https://orcid.org/0000-0001-9834-4474
  • José Augusto Andrade Filho Instituto Federal de Sergipe
  • Jaime José da Silveira Barros Neto Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v16n2.6842

Palavras-chave:

Planejamento Turístico. Inovação Tecnológica. Desenvolvimento de Software.

Resumo

A revolução tecnológica promulgada nas últimas décadas culminou em novas dinâmicas turísticas nos distintos níveis, estimulando o redesenho nas formas de planejamento, gestão e operacionalização dos recursos turísticos. Este fato indica a necessidade de inserção de instrumentos tecnológicos, tais como o desenvolvimento de softwares e sistemas aplicativos para a gestão de dados e informações que viabilizem e tornem mais ágeis os processos demandados na realização do planejamento. Sendo assim, este estudo tem por objetivo geral apresentar o processo investigativo acerca do planejamento turístico e da inovação tecnológica que culminou no desenvolvimento de um software denominado SPOTUR- Sistema de Planejamento Operacional do Turismo. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma investigação qualitativa por material bibliográfico; uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para reunir atributos teóricos para compor um modelo metodológico a ser implementado no software; e de modo prático foi realizado a concepção metodológica dos requisitos de modelagem do SPOTUR, alicerçados na modelagem Scrum através de requisitos de comunicação, planejamento, modelagem, construção e emprego. Quanto aos resultados teóricos percebe-se que muitas são as metodologias para elaboração de planejamento e de Planos Municipais de Turismo, todavia, a implementação tecnológica para facilitar os processos de gestão pública do turismo é incipiente. No que tangencia os resultados práticos, apresenta-se os principais atributos do SPOTUR com as suas interfaces, especificidades, requisitos, modelagem final e configurações de usabilidade, cujo público-alvo são os gestores técnicos do turismo dos distintos municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Eliane Avelina Azevedo Sampaio, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP

Doutoranda em Turismo na Universidade de São Paulo-USP (2021); Mestra em Turismo pelo Instituto Federal de Sergipe - IFS (2017-2019) na linha de pesquisa Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação; Pós-Graduação em Planejamento do Turismo pela Universidade Federal de Sergipe/UFS; MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças/ FVN; Especialização em Docência do Ensino Superior pela faculdade Estácio de Sergipe (2013), Graduada em Turismo/UFS (2010) e Técnica em Hotelaria /IFS (2007); Atuou como Professora Pesquisadora e Ministra Capacitações Profissionais em Turismo, Hotelaria e Atendimento ao Cliente. Experiência nas principais áreas técnicas do turismo (Hotelaria, Agência de Viagem, Companhia Aérea e Gestão Pública). Atualmente é Analista de Turismo Social no Sesc Sergipe. Desenvolve pesquisas na área de Planejamento e Gestão do Turismo com ênfase em novas metodologias de planejamento para elaboração de planos municipais de turismo, e nos vieses da Competitividade e inovação no turismo, tendo desenvolvido um software com registro no INPI: SPOTUR- Sistema de Planejamento Operacional do Turismo.Vinculada ao grupo de pesquisa INovaTur/IFS; Tecnologias Sustentáveis/IFS e Turismo no Espaço Rural: Planejamento e Gestão- GPTER/IFS. Proficiência em língua Inglesa e em Língua Espanhola ( EACH-USP/ EPLE/UFS).

José Augusto Andrade Filho, Instituto Federal de Sergipe

Pós-Doutorado em Ciências da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2014), Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2008) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Socorro. Tem experiência na área de Ciência da Computação ênfase em Aprendizado de Máquina), Propriedade Intelectual e Sistemas de Gestão em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Indústria 4.0, Manufatura Aditiva, Inovação e Sistemas de Gestão de Turismo.

Jaime José da Silveira Barros Neto, Instituto Federal de Sergipe

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia de Sergipe (IFS) nas áreas de Turismo e Inovação, nos cursos técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem, Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Mestrado Profissional em Turismo. Doutor em Engenharia Agrícola para Universidade Federal de Campina Grande - PB (2011) (CAPES 5); Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - PB (2009) (CAPES 5); Especialista em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais pela Universidade Federal de Lavras - MG (2009); e, Bacharel em Turismo com Habilitação em Planejamento e Organização do Turismo pela Universidade Federal da Paraíba - PB (2003). Atualmente é Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX-IFS); Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do IFS (CEP-IFS); Membro da Equipes Editoriais das Revistas: Expressão Científica (IFS) e A Barriguda; Membro da Equipe Editorial da Editora do EDIFS (IFS); e, Membro da Associação Brasileira de Estudos Turísticos.

 

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Sampaio, E. A. A., Andrade Filho, J. A., & Barros Neto, J. J. da S. (2022). Desenvolvimento e Análise da Modelagem de um Software para Planejamento e Gestão Municipal do Turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 16(2), 22–46. https://doi.org/10.17648/raoit.v16n2.6842

Edição

Seção

Artigos