Os efeitos da ansiedade no interesse em viagens de turismo
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.7276Palavras-chave:
Depressão. Ansiedade. Turismo. Pandemia.Resumo
A depressão e a ansiedade dificultam os afazeres diários das pessoas acometidas, incluindo a pré-disposição ao lazer, afetando diretamente o setor de turismo. Buscando pesquisar esta evidência, o presente artigo tem por objetivo avaliar se a ansiedade e a depressão interferem na prática do turismo, tanto no período pandêmico como após. Para tanto realizou-se uma survey no sul do Brasil, por meio da técnica de bola de neve, oriunda da rede de contatos on-line da pesquisadora. A amostra contou com a participação de 340 indivíduos que responderam o questionário on-line no período da Covid-19. Os resultados indicaram que durante a pandemia, apenas a ansiedade afeta no interesse em viajar. Após a pandemia; tanto a ansiedade como a depressão, demonstrou influência no interesse pela viajem a turismo. Conclui-se assim, que de fato, a ansiedade e a depressão ocasionam malefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas.Downloads
Publicado
2024-01-19
Como Citar
Ribas, A. M., Borges, G. da R., & Munhoz, P. (2024). Os efeitos da ansiedade no interesse em viagens de turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(3), 1–20. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.7276
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.