A APLICABILIDADE DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são atualmente a principal causa de mortalidade no mundo. A abordagem da hipertensão arterial e do diabetes é constituída de intervenção medicamentosa e não medicamentosa, sempre acompanhada por mudanças no estilo de vida. Assim, o sucesso do controle das taxas de glicemia e pressão arterial depende da adesão adequada do paciente ao tratamento e de práticas de saúde que estimulem ou facilitem a mudança do estilo de vida e adesão da terapia medicamentosa.
O processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação de sua prática e organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, são elas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem (DE), planejamento de enfermagem, implementação e avaliação (COFEN, 2009). A utilização das etapas do processo de enfermagem permite implementar uma prática cotidiana qualificada com resultados planejados e possibilidade de avaliação contínua do cuidado.
Nosso objetivo foi identificar os Diagnósticos de Enfermagem em um paciente/usuário de uma Unidade Básica de Saúde e elaborar intervenções de enfermagem visando a adesão ao tratamento de saúde. Trata-se de um relato de experiência que tem como foco os cuidados de enfermagem realizados em um cliente com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes atendido pelas autoras durante as atividades práticas na disciplina Programa Curricular de Integração: Ensino, pesquisa, extensão V.
O presente estudo possibilitou a análise de evidências com diferentes concepções e sentimentos do cliente, exercitando assim, o saber de senso comum, tornando o saber científico praticável nos aspectos subjetivos do adoecer e conviver com este adoecer.