A APLICABILIDADE DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Michele Barbosa Gonçalves Universidade do Grande Rio
  • Helena Maria Vianna Graça Universidade do Grande Rio
  • Jaqueline Martins de Mello Pitta de Abreu Universidade do Grande Rio
  • Samanta Oliveira da Silva Diniz Universidade do Grande Rio

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são atualmente a principal causa de mortalidade no mundo. A abordagem da hipertensão arterial e do diabetes é constituída de intervenção medicamentosa e não medicamentosa, sempre acompanhada por mudanças no estilo de vida. Assim, o sucesso do controle das taxas de glicemia e pressão arterial depende da adesão adequada do paciente ao tratamento e de práticas de saúde que estimulem ou facilitem a mudança do estilo de vida e adesão da terapia medicamentosa.

 O processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação de sua prática e organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, são elas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem (DE), planejamento de enfermagem, implementação e avaliação (COFEN, 2009). A utilização das etapas do processo de enfermagem permite implementar uma prática cotidiana qualificada com resultados planejados e possibilidade de avaliação contínua do cuidado.

 Nosso objetivo foi identificar os Diagnósticos de Enfermagem em um paciente/usuário de uma Unidade Básica de Saúde e elaborar intervenções de enfermagem visando a adesão ao tratamento de saúde. Trata-se de um relato de experiência que tem como foco os cuidados de enfermagem realizados em um cliente com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes atendido pelas autoras durante as atividades práticas na disciplina Programa Curricular de Integração: Ensino, pesquisa, extensão V.

O presente estudo possibilitou a análise de evidências com diferentes concepções e sentimentos do cliente, exercitando assim, o saber de senso comum, tornando o saber científico praticável nos aspectos subjetivos do adoecer e conviver com este adoecer.

Biografia do Autor

Michele Barbosa Gonçalves, Universidade do Grande Rio

Escola de Ciências da Saúde. Saúde Pública. Relato de experiência.

Helena Maria Vianna Graça, Universidade do Grande Rio

Escola de Ciências da Saúde. Saúde Pública. Relato de experiência.

Jaqueline Martins de Mello Pitta de Abreu, Universidade do Grande Rio

Escola de Ciências da Saúde. Saúde Pública. Relato de experiência.

Samanta Oliveira da Silva Diniz, Universidade do Grande Rio

Escola de Ciências da Saúde. Saúde Pública. Relato de experiência.

Downloads

Publicado

2016-07-17

Como Citar

Gonçalves, M. B., Graça, H. M. V., de Mello Pitta de Abreu, J. M., & da Silva Diniz, S. O. (2016). A APLICABILIDADE DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2804

Edição

Seção

Resumo Expandido