A INFLUÊNCIA DO BULLYING NOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA CRIANÇA COM DISPLASIA ECTODÉRMICA E O CONHECIMENTO DE SEUS RESPONSÁVEIS E PROFESSORES A RESPEITO DA DOENÇA: UM OLHAR DE ENFERMAGEM

Autores

  • Eduardo Gomes Cardozo Unigranrio
  • Ana Paula Gomes de Oliveira Unigranrio
  • Bruna Moreira de Almeida Unigranrio
  • Daniela Lira de Lima Coe da Silva Unigranrio
  • Alan Messala de Aguiar Britto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leila Chevitarese Unigranrio

Resumo

Bullying são práticas violentas realizadas na infância a fim de subjugar alguém mais fraco. Na escola ele pode trazer, dentre outros problemas, déficit no aprendizado. Assim a intervenção do professor, a participação dos familiares e a orientação de profissionais da saúde neste ambiente devem primar por prevenir este problema. A displasia ectodérmica é uma doenças genética que acomete pele, pelos, unhas e dentes, e leva a mudanças no fenótipo do portador, tornando-o um alvo potencial de bullying. O objetivo deste trabalho foi identificar o bullying na vida de uma criança com displasia ectodérmica e investigar o conhecimento de professores e pais sobre a doença. Também discutimos o papel da enfermagem na saúde do escolar. Pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, exploratória que utilizou questionários para 1 criança com a displasia ectodérmica, para seu responsável e para 14 professores. Identificamos que a criança já foi vítima de bullying, porém isto não a afetou na escola; a responsável conhece a doença e sabe de um episódio em que a criança sofreu violência na escola, mas não percebeu alteração no desenvolvimento escolar do seu filho; os professores, em geral, desconhecem a displasia ectodérmica e não perceberam prejuízo no convívio com outras crianças. A escola é um campo de inserção para o enfermeiro e acreditamos que ele tenha um papel educativo na promoção e prevenção à saúde e no combate ao bullying. Sugerimos que ele utilize a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem nas escolas.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Cardozo, Unigranrio

Acadêmico do 9º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO).

Ana Paula Gomes de Oliveira, Unigranrio

Acadêmica do 9º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO).

Bruna Moreira de Almeida, Unigranrio

Acadêmica do 9º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO).

Daniela Lira de Lima Coe da Silva, Unigranrio

Acadêmica do 9º período do Curso de Enfermagem da Escola de Ciência da Saúde da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO).

Alan Messala de Aguiar Britto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro formado pela UFRJ, especialista em obstetrícia (UNIGRANRIO), mestre em Ciências Biológicas modalidade Genética (UFRJ). Atualmente doutorando no Departamento de Genética, Instituto de Biologia, UFRJ. Atua como enfermeiro na ambulância do Programa Cegonha Carioca, no Rio de Janeiro e no Hospital Vereador Hugo Braga (maternidade e pediatria) em Magé, RJ.

Leila Chevitarese, Unigranrio

Professora da Escola de Ciência da Saúde da UNIGRANRIO

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

Gomes Cardozo, E., Gomes de Oliveira, A. P., Moreira de Almeida, B., de Lima Coe da Silva, D. L., de Aguiar Britto, A. M., & Chevitarese, L. (2016). A INFLUÊNCIA DO BULLYING NOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA CRIANÇA COM DISPLASIA ECTODÉRMICA E O CONHECIMENTO DE SEUS RESPONSÁVEIS E PROFESSORES A RESPEITO DA DOENÇA: UM OLHAR DE ENFERMAGEM. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3290

Edição

Seção

Artigos Científicos