A INFLUÊNCIA DO BULLYING NOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA CRIANÇA COM DISPLASIA ECTODÉRMICA E O CONHECIMENTO DE SEUS RESPONSÁVEIS E PROFESSORES A RESPEITO DA DOENÇA: UM OLHAR DE ENFERMAGEM
Resumo
Bullying são práticas violentas realizadas na infância a fim de subjugar alguém mais fraco. Na escola ele pode trazer, dentre outros problemas, déficit no aprendizado. Assim a intervenção do professor, a participação dos familiares e a orientação de profissionais da saúde neste ambiente devem primar por prevenir este problema. A displasia ectodérmica é uma doenças genética que acomete pele, pelos, unhas e dentes, e leva a mudanças no fenótipo do portador, tornando-o um alvo potencial de bullying. O objetivo deste trabalho foi identificar o bullying na vida de uma criança com displasia ectodérmica e investigar o conhecimento de professores e pais sobre a doença. Também discutimos o papel da enfermagem na saúde do escolar. Pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, exploratória que utilizou questionários para 1 criança com a displasia ectodérmica, para seu responsável e para 14 professores. Identificamos que a criança já foi vítima de bullying, porém isto não a afetou na escola; a responsável conhece a doença e sabe de um episódio em que a criança sofreu violência na escola, mas não percebeu alteração no desenvolvimento escolar do seu filho; os professores, em geral, desconhecem a displasia ectodérmica e não perceberam prejuízo no convívio com outras crianças. A escola é um campo de inserção para o enfermeiro e acreditamos que ele tenha um papel educativo na promoção e prevenção à saúde e no combate ao bullying. Sugerimos que ele utilize a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem nas escolas.