A BIOÉTICA E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Fabio Fortes de Araujo Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Fernanda Moraes Gonçalves Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
  • Ana Clementina Vieira de Almeida Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Resumo

Este estudo tem como objeto o ensino da bioética no processo de formação acadêmica do graduando do curso de enfermagem. Observamos que por mais que um educando em todo seu esforço e potencial alcance um alto Coeficiente de Rendimento (CR), conseguindo somar ótimas competência e habilidades, ainda assim este não estará apto a lidar com facilidade com os dilemas bioéticos que serão enfrentados durante o dia-a-dia de seu exercício como profissional. Tem-se como objetivo de fazer reflexões sobre o ensino da bioética para a formação do graduando de enfermagem. Trata-se de um estudo teórico de caráter reflexivo que tomou como referencial a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Concluímos que a formação do educando, ainda nos dias de hoje limita-se a apresentar o código de ética profissional deste modo contemplando apenas os aspectos deontológicos e normativos. Este contexto nos mostra que estamos ainda muito além do modelo idealizado e desejado, levando a sérias consequências durante o exercício do profissional de enfermagem, gerando perdas imensuráveis para o processo de ensino-aprendizagem, para a enfermagem, para sua clientela e para a sociedade.

Biografia do Autor

Fabio Fortes de Araujo, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

FABIO FORTES DE ARAUJO atualmente é Graduando em Enfermagem da Universidade do Grande Rio. Em sua trajetória acadêmica realizou atividades como: Acadêmico Bolsista da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcante - HEMORIO (IEHE) e Acadêmico Bolsista da Secretaria de Estado e Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro do Hospital Central da Polícia Militar - HCPM. Pesquisador Bolsista de Iniciação Científica na Universidade do Grande Rio , desenvolvendo trabalho de pesquisa pelo Programa Institucional de Iniciação Científica - tendo como agência de fomento o PIIC / CNPQ / FUNADESP. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Enfermagem na Sociedade Brasileira - UNIGRANRIO , atuando na linha de pesquisa: Saberes e práticas da enfermagem na saúde coletiva. Desenvolveu Monitoria das matérias de Morfofisiologia Humana I e Morfofisiologia Humana II abordando os seguintes sistemas orgânicos - Anatomia , Embriologia , Fisiologia e Histologia na Universidade do Grande Rio. Possui 72 produções em C, T & A , sendo 35 produções bibliográficas , 4 produções técnicas e 33 partipações em eventos. Recebeu 6 prêmios e/ou títulos. Atua na área de Enfermagem. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Enfermagem, Educação , Humanização, Bioética, Graduação em Enfermagem e Diretrizes Curriculares Nacionais.

Fernanda Moraes Gonçalves, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Acadêmica do curso enfermagem do 8º período da Universidade do Grande, Acadêmica Bolsista de Enfermagem do Hospital Central da Polícia Militar (HCPM);

Ana Clementina Vieira de Almeida, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ, Mestre em Enfermagem pela UNIRIO/EEAP, Docente da Universidade do Grande Rio.

Downloads

Publicado

2010-09-28

Como Citar

Araujo, F. F. de, Gonçalves, F. M., & Almeida, A. C. V. de. (2010). A BIOÉTICA E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1051

Edição

Seção

Artigos Científicos